terça-feira, 10 de novembro de 2009

Robert Enke (24 Agosto 1977 – 10 Novembro 2009)

Robert Enke morreu aos 32 anos. O guarda-redes atirou-se para uma linha de comboio em Neustadt am Rübenberge, Hanover. "Posso confirmar que foi suicídio", disse Robert Neblung, amigo e empresário do jogador, à agência SID.

O antigo guardião do Benfica, entre 1999 e 2002, recuperava de uma infecção que o afastou dos relvados nas últimas semanas e estava prestes a regressar à competição. Enke e a sua mulher, Teresa, ainda estavam de luto pela morte da filha Lara, ocorrida em Setembro de 2006, após complicações cardíacas decorrentes de uma operação aos ouvidos.

"É uma notícia horrível", disse o presidente do Hannover 96, Martin Kind, que foi informado pela polícia no aeroporto, quando regressava de uma reunião da Liga alemã. "Esperávamos muito coisa, mas algo assim não, não sei o que aconteceu e porquê", disse Kind à agência dpa.
O presidente do clube da Bundesliga, onde joga o português Sérgio Pinto, mostrou-se convicto, no entanto, de que a morte de Enke "não teve nada a ver com o futebol".
Devido à infecção bacterial, o antigo guarda-redes das águias esteve algum tempo afastado dos relvados, não participando nos jogos do seu clube nem sendo convocado para os últimos quatro encontros da selecção, depois de ter conquistado a titularidade.
Também não tinha sido chamado para os jogos particulares com o Chile e a Costa do Marfim, a 14 e 18 de Novembro. No entanto, o seleccionador, Joachim Löw, tinha deixado claro que contava com ele para número um da baliza alemã no Mundial'2010, na África do Sul.
Enke, internacional oito vezes, nasceu a 24 de Setembro de 1977, em Jena, na então República Democrática da Alemanha, e ao longo da sua carreira representou o Carl Zeiss Jena, o Borussia de Mönchengladbach, Benfica, Barcelona, Fenerbahçe, Tenerife e Hannover 96, no qual alinhava desde 2004.
A Federação alemã recebeu a notícia logo após um dos treinos do estágio que está a realizar em Bona para o jogo com o Chile. Entretanto, o organismo publicou um comunicado em que manifesta o seu "profundo pesar" pela morte de Robert Enke, e Joachim Löw e o director desportivo, Oliver Bierhoff, informaram os jogadores. "Estamos todos muito chocados e sem palavras", disse Bierhoff à SID.

O governador da Baixa-Saxónia, Christian Wullf, mostrou-se também muito abalado com a notícia da morte de Enke. "A Alemanha perdeu um atleta de excepção e uma pessoa sensível, que foi um exemplo para muitos, estamos de luto e enviamos condolências à mulher, à família e aos seus muitos amigos", disse Wullf num comunicado da chancelaria do governo regional, em Hanover.

A nível profissional, o melhor elogio que podemos fazer a Robert Enke é que foi, aos 19 anos, um digno sucessor de Michel Preud'homme. Um atleta íntegro e dedicado, que defendeu a nossa camisola com brio e competência muito acima da média. Paz à sua alma.

Sem comentários:

Enviar um comentário